Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Lançamento do NIELTE 2025
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

O NÚCLEO DE INOVAÇÃO, EMPREENDEDORISMO E LIDERANÇA PARA A TRANSIÇÃO ENERGÉTICA (NIELTE) DA FACULDADE DE TECNOLOGIA É APRESENTADO À SOCIEDADE BRASILEIRA

  • Publicado: Quinta, 14 de Agosto de 2025, 14h43
  • Última atualização em Terça, 16 de Setembro de 2025, 15h30
  • Acessos: 68


No dia 6 de agosto a Faculdade de Tecnologia promoveu o evento "Transição Energética em Pauta", o qual teve dois objetivos. O primeiro foi reunir a academia, o setor produtivo e agentes governamentais para discutir a temática Transição Energética e, assim, demonstrar a complexidade e abrangência do assunto; e, portanto, evidenciar a necessidade dessa temática ser tratada por pessoal qualificado para que os desafios possam ser superados e as oportunidades que se alinham com a realidade amazônica sejam exploradas de forma justa e inclusiva. O segundo objetivo do evento foi demonstrar para a sociedade que a Faculdade de Tecnologia da UFAM está atenta a sua missão e que havia constituído o Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Liderança para a Transição Energética (NIELTE) para atuar no ecossistema de inovação e empreendedorismo local, regional e nacional, com foco na temática "Transição Energética", além de capitanear um processo de formação de recursos humanos de alto nível.

O NIELTE foi criado via Portaria FT No. 77, de 03 de junho de 2025, motivado pela relevância do tema "Transição Energética" que exige ações abrangentes e estruturantes para dar respostas adequadas do ponto de vista da academia, tais como, aumentar a massa crítica qualificada dotada tanto de habilidades técnicas quanto socioemocionais e desenvolver ações de inovação que resultem em bens, serviços e políticas públicas.
O evento foi estruturado com dois painéis, contando com a participação de agentes locais e nacionais. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) se fez presente destacando a importância de tarifas elétricas justas. O Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (CIEAM) evidenciou a problemática do suprimento energético na região amazônica. A empresa ENEVA destacou a importância do setor de hidrocarbonetos, bem como, os desafios a serem superados para a descarbonização de suas cadeias produtivas. Houve, também, a participação da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional S.A (ENBPar) que destacou a importância das ações de eficiência energética para a transição energética trazendo à baila várias oportunidades de recursos não reembolsáveis passíveis de serem acessados por diferentes setores da sociedade.      

 

Apresentação da Dra. Cecília Magalhães da ANEEL

 

Apresentação do Sr. Marcelo Rodrigues do CIEAM

 

 Apresentação do Sr. Carlos Bezerra da ENEVA

 

Apresentação da Dr. Juliana Tadeu da ENBPar

 

O coordenador geral do NIELTE, prof. Dr. Rubem Cesar, destacou em sua apresentação que o Núcleo atuará de forma interdisciplinar, atuando alicerçado em 3 pilares, quais sejam: Pilar Inovação: entregando bens, serviços e propostas de políticas públicas. Pilar Empreendedorismo: relacionando-se com o sistema de empreendedorismo estadual, regional e nacional, com o objetivo de transferir seus resultados para a sociedade. Pilar Liderança: esse pilar consiste na formação contínua de recursos humanos de alto nível desde a graduação em engenharia de energia, passando por cursos de especialização na área energética e chegando ao mestrado e, posteriormente, ao doutorado em Engenharia de Energia.
Na ocasião foi apresentada a equipe que irá assegurar a governança do NIELTE, instituída via a Portaria FT No. 141, de 25 de julho de 2025, assim composta:
• Coordenador Geral: Prof. Dr. Rubem Cesar Rodrigues Souza (Departamento de Engenharia de Petróleo e Gás)
• Coordenadora de Captação de Recursos: TAE Esp. Márcia Drumond Sardinha (Secretaria da FT)
• Coordenador de Formação de Recursos Humanos: Prof. Dr. Jean Machado Maciel da Silva (Departamento de Design e Expressão Gráfica)
• Coordenadora de Projetos: Profa. M.Sc. Cristiane Lucia de Freitas (Departamento de Engenharia de Petróleo e Gás) e;
• Coordenadora de Marketing e Eventos: Profa. Dra. Joemes de Lima Simas (Departamento de Engenharia de Petróleo e Gás).

Da esquerda para direita: Rubem Cesar, Joemes Simas, Cristiane Lucia, Márcia Drumond e Jean Machado.

É oportuno observar que qualquer pesquisador da UFAM e externo poderá solicitar sua inserção na equipe de pesquisadores do Núcleo. Vale salientar, que um dos requisitos para a solicitação ser aceita é que o pesquisador não esteja respondendo a processo administrativo disciplinar ou tenha, a qualquer momento, sido apenado em processo dessa natureza. Essa condição está alinhada com a política de compliance do Núcleo.
O tema transição energética é muito abrangente, portanto, o NIELTE, no tocante ao pilar inovação, atuará sobre os seguintes temas, sem que isso signifique a exclusão de outros: mobilidade elétrica, armazenamento de energia, geração distribuída, biocombustíveis, aproveitamento energético de resíduos e descarbonização de cadeias produtivas. No tocante à área de formação de recursos humanos já estão em curso as seguintes ações: i) Estruturação do projeto pedagógico do curso de Engenharia de Energia para iniciar suas atividades no ano de 2027; ii) Estruturação da Especialização em Transição Energética para iniciar no ano de 2025 e; iii) Estruturação do Programa de mestrado em Engenharia de Energia a ser iniciado no ano de 2027.
É importante mencionar que está sob a responsabilidade do NIELTE a Revista Energia na Amazônia com publicação semestral, sendo este um veículo para disseminar a produção científica sobre a temática energética na Amazônia. Também está em estruturação um evento sobre a temática da Transição Energética que irá integrar a academia, o setor produtivo e o governamental, o qual será itinerante nos estados da região Norte.
A relação com agentes financiadores e outros se dará via o Conselho Consultivo do NIELTE, que é presidido pela direção da Faculdade de Tecnologia, o qual está fase de constituição, e que deverá ser constituído por agentes como o Centro das Indústrias do Estado do Amazonas, de sorte a alinhar as ações do Núcleo com as demandas da sociedade em geral.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página